Daniele Araldi

Inicia em Cruz Alta a 17ª Fenatrigo

Na terça-feira, 3 de outubro, os portões do Parque de Exposições Oswaldo Machado Beck se abrem à comunidade cruz-altense e região para a 17ª edição da Feira Nacional do Trigo. A Fenatrigo, com grande foco no agronegócio, acontece de 3 a 8 de outubro e conta com uma extensa programação. O destaque é a pauta técnica, que inclui 18 eventos e reúne mais de 70 palestrantes em fóruns, seminários, palestras e reuniões técnicas com foco em diferentes cadeias do agronegócio.

9º Fórum Nacional do Trigo

Com aumento de produção nos últimos anos devido à elevação dos preços internacionais com a guerra da Rússia e da Ucrânia, os produtores vêm investindo mais em tecnologia e ampliando as áreas de plantio do trigo. Dinâmicas de comercialização no RS e manejo para a construção da produtividade são as pautas que serão abordadas no 9ª Fórum Nacional do Trigo que acontece no dia 6 de outubro, às 8h30min, na Fenatrigo.

Produtividade do trigo pode cair após excesso de chuvas

O último boletim divulgado pela Emater aponta que a safra 2023 de trigo no RS pode ser prejudicada pelo alto volume de chuvas registrado em algumas partes do Estado nas últimas semanas. Em sua recente projeção para 2023, a empresa de assistência técnica estimou uma produtividade de 3.021 quilos por hectare, 12,6% a menos em relação ao ano passado. A produção deve atingir 4,5 milhões de toneladas, queda de 14%.


Abertura oficial da colheita do trigo no RS

Com área cultivada de mais de 35 mil hectares na região, Cruz Alta promove a Abertura Oficial da Colheita do Trigo no RS. O evento acontece na próxima quinta-feira, às 10h, na Agropecuária São João, localizado na RS-377, km 98.


II Fórum Gaúcho da Irrigação

Um dos municípios com maior área irrigada do Estado, Cruz Alta sedia, durante a feira, o II Fórum Gaúcho de Irrigação. As palestras discutem uma das ferramentas mais eficientes e fundamentais para que, não só o produtor, mas toda a cadeia do agronegócio se proteja dos prejuízos econômicos advindos das estiagens.
A irrigação assegura estabilidade de produção e renda ao produtor, como também proporciona melhores condições para a aplicação das boas práticas do sistema de plantio direto. Dr. Alencar Zanon, professor da UFSM e Domingos Lopes velho, vice-presidente da Farsul, estão entre os nomes que participarão do evento.

I Fórum Solo, Carbono e Sustentabilidade 

Com os temas qualidade do solo e sequestro carbono no sistema de produção e o papel da pecuária na construção de sistemas agrícolas resilientes e sustentáveis, acontece o I Fórum Solo, Carbono e Sustentabillidade. Com promoção da Cooperativa Central Gaúcha Ltda. – CCGL, Universidade de Cruz Alta e Sindicato Rural, o evento traz ao palco os doutores Jackon Fiorin, Alexandre Doneda e Pedro Albuquerque abordando perspectivas sobre as questões fundamentais da agricultura e da sustentabilidade, na noite da próxima quinta-feira (5), durante a Feira Nacional do Trigo.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Daniele Araldi

POR

Daniele Araldi

Carne de frango: novos mercados Anterior

Carne de frango: novos mercados

Carne Angus: 20 anos de conquistas Próximo

Carne Angus: 20 anos de conquistas